fbpx

5 competências principais desenvolvidas com o coaching

5 competências principais desenvolvidas com o coaching

21 de julho de 2017 Blog 0
sun 1689658 1920 - 5 competências principais desenvolvidas com o coaching

O que é coaching?

Apesar de ser um tema cada vez mais em ascensão devido aos resultados dados, existem pessoas que ainda não compreendem o que é o coaching. Ele é um processo de desenvolvimento e aceleração de habilidades e metas. No seu formato original, é conduzido por um profissional capacitado, chamado coach. Muitas pessoas procuram um coach para desenvolver habilidades de comunicação, decidir rumo profissional, montar seu plano de vida, mudar de carreira, desenvolverem automotivação, alcançar melhores resultados em concursos, desenvolver autoconfiança e até para construção de uma carreira de liderança. Em um processo de, em média, 10 a 20 sessões, essas habilidades e metas são aperfeiçoadas gradualmente por meio de ferramentas, atividades, desafios e perguntas transformadoras.

Quais as 5 principais habilidades desenvolvidas neste processo?

Existem muitas competências desenvolvidas e elas variam conforme os objetivos que o cliente tem. Se, por exemplo: o cliente deseja se desenvolver para assumir um cargo de liderança. Certamente vai assumir habilidades adequadas para essa função. O coach tem que atuar baseado nos objetivos do(a) cliente.

Independente das metas, existem cinco aptidões que todo processo de coaching bem conduzido fortalece:

1) Autoconhecimento:

Para mim este é o ponto-chave do processo. Muitas pessoas estão com dificuldades de tomar decisões e ter resultados maiores por falta de conhecimento sobre si mesmas. Pessoas escolhem cursos, carreiras, projetos e estilos de vida incompatíveis com elas mesmas e se frustram. É a realidade mais comum. E por você não se conhecer e não saber o que quer, assume as escolhas que os outros fazem para você. Ao entender você mesmo, você entende aquilo que está ao seu redor, verifica o que faz sentido para o que deseja e pode modificar sua realidade. O autoconhecimento é impulsionador de boas mudanças.

Como diria o pai da psicologia comportamental, B. F. Skinner, “O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.”. O coaching é justamente esse processo de perguntas que proporciona maior autoconhecimento.

Autoconhecimento gera consciência e maturação nas pessoas. É de importância ímpar desenvolver esta competência, independente de quais sejam os objetivos pessoais.

2) Autocontrole:

Desenvolvendo a consciência sobre si mesmo (autoconhecimento), pode-se estabelecer condições favoráveis para alcançar seus objetivos e mediar elas. Existem circunstâncias em que tendemos a vacilar, é fato. Compreender verdadeiramente quais são nos põe preparados para superá-las. A compreensão sobre clara sobre nossos objetivos também nos ajuda a ter foco diante outras propostas distratoras que possam surgir.

3) Visão a longo prazo:

Um dos nossos maiores males é pensar sempre e somente a curto prazo. Pensar sempre no imediato nos tira a visão das principais repercussões, que são sempre a longo prazo. Nossas decisões hoje podem até apontar algum resultado no hoje, mas modificam radicalmente o cenário futuro, e de maneira muito mais sutil, disponível à percepção dos mais atentos.

O indivíduo que encontra no coaching esta maneira de encarar os objetivos passa a articular melhor seus objetivos e pensar o que está construindo para o futuro. Dessa forma passa-se a idealizar o projeto de vida, não mais somente o planejamento dos dias próximos.

4) Automotivação:

Encarar as dificuldades da vida é duro e muitas vezes requer pontos de apoio motivacionais. Num bom estado de autoconhecimento reconhecemos quais são as coisas que nos dão engajamento e como podemos despertar a motivação usando delas. Delinear bem os nossos objetivos e os ganhos com o alcance deles já é uma ferramenta motivacional muito importante para os dias mais difíceis.

Saber despertar seu engajamento nos liberta da dependência de apoios externos (mas não anula a importância deles, ok?). É uma habilidade diretamente relacionada à inteligência emocional.

5) Protagonismo:

É difícil ter iniciativa quando não sabemos para onde ir e como nos motivar a ir. Sabendo quem somos, o que queremos, tendo visão de futuro, tendo foco e sabendo se engajar é despertado o espírito da iniciativa. O coaching não tem a intenção de tornar o cliente dependente do coach, pelo contrário: de libertá-lo para caminhar com suas próprias pernas. Essa habilidade é a base de um caminho de sucesso pessoal e profissional, ainda mais dentro do contexto global atual. As empresas pedem por funcionários autônomos, os relacionamentos estão cada vez mais pautados na interdependência e nossos resultados dependem principalmente das nossas ações diante as situações que nos ocorrem.

Não há como obter resultados maiores e mais consistentes permanecendo na posição de coadjuvante dos acontecimentos e, especialmente, da própria vida.

Conclusão

As habilidades desenvolvidas num processo de coaching são essenciais para o crescimento pessoal e profissional. Independente da área de atuação e dos objetivos almejados, elas promovem avanços consideráveis de desempenho. Nossa felicidaderealização pessoal também são gravemente comprometidas por essas competências.

Graças ao coaching eu passei de uma profissional que não conseguia terminar nada que começava para ser uma pessoa bem-sucedida no que faço. Qualidade de vida, bem-estar, networking, resultados financeiros e visão de futuro foram modificados para melhor. Hoje o autoconhecimento me acompanha como minha melhor ferramenta.

Um exercício que proponho é fechar os olhos e imaginar você alcançando seus objetivos mais importantes. Que objetivos são esses? Como você conseguiu? Que competências te faltam hoje para atingir esse estado? Certamente uma reflexão breve já clareia as ideias, e um acompanhamento profissional alarga absurdamente mais as possibilidades dessa autoconsciência e acelera a chegada dos resultados.

Coaching é isso: desenvolvimento de competências e metas, e qualidade de vida.

>> Envie já um email para a Aline Cavalcante para contratar um pacote de processo de coaching com 20% de desconto <<

 

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta