fbpx

7 atitudes para te ajudar a ser feliz no trabalho

7 atitudes para te ajudar a ser feliz no trabalho

22 de janeiro de 2020 Blog Carreira e projeto de vida 0

É segunda-feira de manhã. Clarice está segurando sua caneca de café enquanto olha para o computador da empresa e pensa “Mais uma segunda… aff!”. Ela passa o dia se arrastando para suas atividades do trabalho como se lhe faltassem forças e torce pelo feriadão que está chegando. A semana passa devagar… Quase parando. Mas quando chega a sexta ela acorda animada, com o #sextou na ponta da língua, e de 16h30 já está com tudo pronto, só esperando a hora de ir embora. Isso te parece familiar?

Desde que comecei a carreira de coaching e principalmente desde que lancei meu livro, me deparo com muitas pessoas me perguntando sobre como serem mais felizes em seu trabalho e contando histórias como a de Clarice. Há quem acredite não ser possível, mas o que a literatura e a experiência de mundo que já pude experimentar me disseram é o oposto.

Uma das grandes possibilidades de fazer o que ama é mudando completamente de carreira. Este caminho, além de mais arriscado, exige um plano com mais tempo e/ou uma base melhor estruturada, financeiramente principalmente, mas é o mais promissor. Contudo, existe a opção de você adaptar seu atual trabalho em prol de se tornar mais feliz. Existem algumas formas de fazer isso, e é isso que vim te contar neste artigo.

1) Desenvolva um bom relacionamento interpessoal

Relacionamentos interpessoais saudáveis formam ambientes saudáveis, produtivos e promotores de satisfação. Se você não adotar isto como um mantra para seu local de trabalho, a toxicidade dele vai sugar toda e qualquer alegria de se manter trabalhando. Cultive o relacionamento amistoso e sincero com seus colegas e suas colegas: trabalhe mais em equipe, ofereça ajuda, dê feedback, ouça com atenção, trate com gentileza, elogie… Afinal de contas, ninguém gosta de estar em um local onde se sente hostilizado, isolado, reprimido ou ignorado(a), especialmente se você passa boa parte do seu dia nele.

2) Esteja bem

Tudo ao seu redor pode ser incrível, mas se por dentro você não estiver, nada mais vai estar. Autocuidado é uma máxima das novas gerações que tem toda relação com a satisfação no trabalho. Qual foi a última vez que fez algo por si? E quando digo isso, falo para além do trabalho, porque você não é só ele… Digo cuidar de seu corpo, seu bem-estar emocional, seu lazer, seus relacionamentos, sua espiritualidade, seu ócio… Tudo isso importa. Vivemos em uma sociedade tão hipertudo que acabamos nos atendo a nada, nem nós mesmos. Dessa forma, precisamos fazer o caminho de volta para dentro, a fim de organizar a casa, ficar bem e poder vivenciar o melhor de nossa profissão.

3) Simplifique

Nem sempre nosso trabalho será a atividade mais prazeirosa do mundo, mas se simplificarmos sua execução, ele pode ficar bem mais leve.

Organize seu espaço de trabalho

Olhe para o local onde trabalha diariamente e pense: ele tem me ajudado a ser uma pessoa feliz e produtiva? O simples fato de organizar sua mesa pode fazer uma diferença importante na concentração e até mesmo na hora de executar alguma atividade.

Planeje seu dia

E por falar em organizar, uma outra recomendação para simplificar seu trabalho é a de planejar seu dia, seguindo – em ordem de prioridade – o que há de mais importante para ser feito. Dessa forma, você pode alocar seus recursos, como tempo, dinheiro e pessoas, da melhor forma para cumprir tudo que precisa.

Comece pelas atividades mais simples

Tente começar a trabalhar pelas atividades mais simples: Além de ser mais difícil de procrastinar as atividades mais simples, sempre que você finalizar uma atividade e ver que existe menos uma coisa a fazer, você vai se sentir mais motivado(a) a cumprir sua lista de afazeres até o fim.

4) Inclua mais coisas que gosta no seu trabalho

Por mais que você não possa trocar seu atual trabalho por algum em que se sentiria mais feliz, há diversas formas de amar o que faz. Verifique como seus talentos e hobbies podem somar às rotinas da sua profissão atual e somar em satisfação para você.

5) Comemore suas conquistas

Cada conquista importa: desde a aprovação de um projeto, a uma promoção e até mesmo à finalização de um relatório. Comemore cada conquista do seu jeito, lembrando o quanto você se preparou (anos de estudo e experiência indiretas e horas de trabalho diretas) para isso e entendendo que é mais uma etapa vencida. Isso ajuda a compreender que até mesmo os ambientes menos propícios podem ter desafios que te levem a crescer – isso é altamente motivador!

6) Não se sobrecarregue – você não é só seu trabalho!

Já vimos em alguns artigos por aqui que o trabalho não é suficiente para nos resumir. Viver ocupado não é ser produtivo, saudável e nem feliz. Afinal de contas, ninguém consegue ver com clareza o lado bom das coisas quando está cansado e sem energia. A recomendação que fica é o equilíbrio: dê seu máximo, desde que isso não drene sua vitalidade.

7) Tenha um olhar positivo sobre as situações

“Veja o lado positivo de tudo” é um dos maiores clichês da humanidade, e isso é um fato. Mas isso se dá pelo fato popularmente conhecido de que ser otimista tem suas vantagens. Cultivar um olhar positivo faz com que nos sintamos mais confortáveis em uma situação, tendendo esta a ser mais propícia a produtividade, felicidade, criatividade, autocuidado e conexão com outras pessoas. Se você quer que seu trabalho atual seja melhor, comece olhando com mais carinho para ele. Isso não o transforma no emprego dos sonhos, mas a estadia no local se torna mais proveitosa para todos envolvidos – especialmente para você.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta