fbpx

7 segredos das estratégias da carreiras campeãs

7 segredos das estratégias da carreiras campeãs

16 de novembro de 2019 Blog Carreira e projeto de vida 0
Certificado de participação - 7 segredos das estratégias da carreiras campeãs

Gerir nossa jornada profissional nos pede diversas competências e muitas ações que nos distanciem do meio-termo, do caminho comum. Sempre há quem entenda os requisitos para se destacar e, com suas carreiras, nos ensinam como chegar lá. Mas, qual é esse caminho para ter uma carreira campeã?

1) Entendem que podem ser feliz com suas carreiras

Para essas pessoas, não há nada de anormal em pensar que podem se sentirem satisfeitos com seu trabalho. Por mais estranha que essa frase possa parecer para você, vamos esclarecer: ainda é muito comum a ideia que trabalho não é passível de envolvimento emocional positivo. Pessoas que ainda pensam assim vivem descrentes de caminhos profissionais mais autênticos e, por isso, não os buscam. Vivem inertes entre a temida segunda-feira e o #sextou. E, claro, isso não ajuda uma pessoa a desenvolver uma carreira campeã.

2) Sabem o que querem

Nosso foco determina nossos passos. Pessoas com carreiras campeãs sabem exatamente o que querem, o que facilita-as de dizer não para o que não soma e se dedicarem com ênfase no que é importante pra sua jornada.

3) Escolhem suas carreiras com autenticidade

Quem nunca ouviu alguém comentar que era melhor seguir a profissão x ou y, dando pitaco na sua jornada profissional? Muitas pessoas, por mais bem-intencionadas que esteja, tentam nos influenciar a seguir carreiras com as quais não nos identificamos. As pessoas de carreiras campeãs ouvem as opiniões, respeitam-as, mas mantém-se firmes no seu propósito. Elas sabem que qualquer coisa que não corresponda à sua real identidade não será feito com amor e dedicação total, resultando em uma vida profissional medíocre.

4) Se preparam constantemente

Se atualizar constantemente é um requisito para carreiras campeãs. Em um mundo tão rápido, tão feroz, ficar parado(a) significa cair de posição na maratona profissional. A competição entre a pessoa que você era e a pessoa que é tem que existir, a fim de te deixar em movimento.

Eventos, livros, vídeos, cursos, networking ou vivência, não importa. Pessoas com carreiras campeãs, vivem sedentas por aprender. Elas separam um tempo semanal exclusivo para se dedicarem a isso. Você tem feito isso?

5) Sabem automotivar-se

A automotivação é um desafio para a maioria das pessoas. O mais comum é que a nossa motivação seja terceirizada, posta às mãos das circunstâncias, e não da nossa própria capacidade de geri-la. Essas pessoas de alta performance têm clareza sobre o que pode as motivar e usam isso para não perder o foco.

>> Saiba como desenvolver sua automotivação <<

Terry Crews é uma dessas pessoas com carreiras campeãs e dá um show de automotivação.

6) Têm um plano claro para suas carreiras

Saber o que quer, ter coragem e motivação para por em prática são passos essenciais, mas não adiantam de nada se não houver um plano claro que descreva as etapas até o grande objetivo. Planejamento permite que as pessoas de sucesso vejam o que, quando e como farão seus propósitos acontecerem. Sabem aplicar com muita maestria o conceito de metas SMART na sua vida e colhem grandes frutos disso.

7) Começam suas carreiras com o que têm

Sem essa de “ainda não estou pronto(a)”. Pessoas com carreiras de sucesso mapeiam seus recursos e começam a execução de seus planos a partir do que têm. Sabem que começar com pouco é melhor do que nunca começar.

Para te ajudar a mapear o que já possui, identifique as competências, habilidades, atitudes e recursos que podem te ajudar hoje e os que vão ser necessários em uma próxima etapa, seguindo mais ou menos esse esquema:

char realidade - 7 segredos das estratégias da carreiras campeãs
char conquistas - 7 segredos das estratégias da carreiras campeãs

Planos de ação para sua carreira ser um sucesso:

Pensando no que conversamos aqui, dividirei lições a partir de cada tópico:

  1. Não tem mistério: se concentre em incutir na sua mentalidade que você pode ser feliz com seu trabalho. Para te ajudar, estudar casos de pessoas que alcançaram isso pode ajudar bastante.
  2. Descreva com o máximo de detalhes aquilo que você busca em sua carreira. Cargo, empresa, estado emocional, resultados, condições financeiras, ano que quer que aconteça… Tudo!
  3. Exercite a capacidade de dizer não às sugestões de carreira que não forem fiéis à sua identidade.
  4. Separe algum horário ou meta de horas semanais para se dedicar a se desenvolver.
  5. Liste pelo menos 2 formas de automotivar-se e as pratique diariamente. Esse artigo pode te ajudar.
  6. Faça um planejamento de curto (1 ano), médio (2 anos) e longo prazo (5 anos ou +) para sua carreira.
  7. Preencha sua matriz CHAR da realidade atual e das suas próximas conquistas, conforme imagens do tópico.
Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta