fbpx

A gestão de crise em tempos de pandemia mundial

A gestão de crise em tempos de pandemia mundial

27 de março de 2020 Blog 0
Certificado de participação 2 - A gestão de crise em tempos de pandemia mundial

Estamos em meio a uma crise mundial. É inegável. O COVID-19 instaurou um caos na saúde pública mundial, nos fazendo repensar nossos hábitos e temer pela nossa sobrevivência. Essas situação impacta diretamente as relações interpessoais, a produtividade e a saúde física e mental da população. As pessoas em geral temem por sua vida, os profissionais de saúde estão da linha de frente da pandemia e os governantes se têm que tomar decisões emergenciais.

Quem irá tomar a frente e controlar o caos? Indivíduos(as), que através de suas competências de liderança e comunicação, precisam empregar o que chamamos de gestão de crise. É um conjunto de estratégias e atitudes que auxiliam na prevenção e no combate de crises. Caso ela já esteja acontecendo, como no caso do COVID-19, a intenção é contê-la e remediar os efeitos negativos.

Para isso, algumas competências são extremamente importantes, como:

1) Apuração da crise

O que está acontecendo? Como? Como evitar? Ter o máximo de informações verídicas, precisas e antecipadas é crucial. Em meio a uma crise, quem não entende o que está ocorrendo é engolido pela onda.

2) Negociação

Várias pessoas são afetadas por uma crise, seja no âmbito emocional, financeiro, físico ou qualquer outro. Isso gera dor, sofrimento e incômodo, sensibilizando-as. E quando a crise se instala, precisamos adotar noas medidas e atitudes, gerando ainda mais desconforto. É por essas e outras que saber negociar pode ajudar muito. Quem negocia bem, vira o jogo e supera-o o com mais facilidade, obtendo vantagens para o máximo de pessoas.

3) Clareza

Na crise, as ambiguidades não são bem-vindas. As pessoas estão sensibilizadas e buscando um norte, e a falta de clareza na hora de se comunicar com elas pode ser extremamente desgastante para todas as partes. Tudo que todos querem, nesses momentos, é sentirem-se seguros e seguras nas mãos daqueles que estão tomando a frente e as decisões, então passe segurança através de uma comunicação objetiva e clara, sem enrolações.

4) Gestão emocional em meio à crise

A maior armadilha em meio às crises é o desespero. Não se deixe levar por ele, e nem conduza as pessoas ao seu redor para o desequilíbrio. Nossa jornada emocional em meio a uma crise pode transitar entre vários níveis de ansiedade, conforme mostrou o trabalho “Process of Personal Transition”, do psicólogo John M. Fischer (2012):

The Process of Transition Curve John Fisher 2012 1024x724 1 - A gestão de crise em tempos de pandemia mundial

Respire fundo, entenda o que está sentindo e se este sentimento irá te ajudar a superar esta situação conflituosa. Ajude outras pessoas a fazerem o mesmo exercício constantemente, a fim de que não percam o controle emocional e, assim, assumam comportamentos que normalmente não teriam.

giphy 3 - A gestão de crise em tempos de pandemia mundial

5) Foco

Se você não souber qual é seu real objetivo em meio à crise, vai atacar os inimigos errados, principalmente em momentos em que nossa ansiedade está mais alta. Por isso, deixe bem claro em sua comunicação o que é realmente importante e lidere para que as pessoas ao seu redor não percam o foco também.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta