fbpx

A (póke)bola da vez: novos comportamentos e oportunidades

A (póke)bola da vez: novos comportamentos e oportunidades

12 de agosto de 2016 Blog 0
Pokemon GO capa - A (póke)bola da vez: novos comportamentos e oportunidades

Como vocês já devem ter cansado de ouvir, o jogo Pókemon GO foi lançado dia 03 de agosto deste ano. Diferentemente das matérias que você já deve ter visto, eu não vim falar das mil e umas dinâmicas diferentes que o game tem, mas vim falar das oportunidades e das transformações comportamentais que esse jogo promove.

Estávamos – e muitos de nós ainda estão – acostumados a pokemon go lumia 950xl 300x225 - A (póke)bola da vez: novos comportamentos e oportunidadesver determinados padrões comportamentais e de mercado, sem conseguir ter um contato direto com as grandes inovações de diversas áreas (destacando a área das tecnologias da informação e comunicação) e sem conseguir imaginar o que elas vão trazer como novos horizontes. Com o surgimento de alguns avanços tecnológicos, como a realidade aumentada, pudemos sentir um pouco do que viria, mas nada tinha surgido para inserir de vez essa tecnologia no nosso cotidiano. Então eis que um jogo com tom de nostalgia e com uma narrativa que embalou a infância e adolescência de milhões de pessoas ao redor do mundo conseguiu dar um passo gigante para essa revolução.

Pókemon GO tem sido o meio de acesso facilitado da grande população à tecnologia da realidade aumentada (que é, juntamente com a Inteligência Artificial, uma grande aposta para criação e melhoria de diversas áreas), e isso trás, além de surpresa e encantamento, novas oportunidades.

Este jogo, produzido pela Niantic, tem feito milhões de pessoas saírem de suas casas  em plena era do comodismo caseiro, onde ficar em frente ao computador, ao celular ou assistindo Netflix é algo extremamente desejável. Caçar monstrinhos de bolso e travar batalhas virtuais em ginásios tem sido uma justificativa plausível para milhares de sedentários finalmente saírem um pouco da cadeira e fazer algum tipo de atividade diferente. Praças e parques públicos vazios ganharam, enfim, risos de pessoas se divertindo nelas.

1470864694139 300x188 - A (póke)bola da vez: novos comportamentos e oportunidadesHouve também uma mudança social: grupos de jogadores começaram a se formar desde o primeiro dia de lançamento, e o contato destes tem ido além do mundo virtual, fomentando eventos e encontros com a temática do jogo como motivo comum entre seus membros. Sem contar que o Pókemon GO é o assunto que tem feito pessoas desconhecidas trocarem conversas enquanto fazem suas jornadas Pókemon em um lugar em comum, coisa que em alguns locais (até mesmo do Brasil) não é corriqueira.

Essa mudança de comportamento tem sido visível a um ponto tal que diversas pessoas têm percebido o potencial do jogo para alavancar seus negócios, construir diferencial ou criar outros novos empreendimentos. Empresas têm sido abertas onde há Pókestops, há espaços com “mimos” especiais aos jogadores que se tornarem clientes e há muitos novos negócios surgindo, como de motorista de jogador de Pókemon em jornada, jogador de aluguel, empresa de abastecimento de carga de smartphones para uso do jogo e muito mais. Neste momento, alguns pequenos itens têm se mostrado como diferencial para negócios pré-Pókemon GO, como simples tomadas elétricas disponíveis no seu estabelecimento para uso de clientes que não querem perder a chance de pegar um Pókemon raro por estarem sem carga no aparelho. O mercado da publicidade e da propaganda também tem surfado nessa onda do Pókemon GO e tirado da cartola diversas campanhas geniais inspiradas no game. A criatividade tem, realmente, sido a (póke)bola da vez.

Enquanto muitos têm criticado o que o jogo pode oportunizar de perigoso, outros tantos têm olhado para ele como algo realmente bom: faz o contato da massa com as novas tecnologias, promove novos comportamentos e gera novas oportunidades. O que você tem feito com essa onda? Quem oportunidades tem criado a partir dela?

Quem estiver atento vai saber se aproveitar da situação para ter melhores resultados, deixando para trás quem ficou de braços cruzados, lamuriando. Quem não souber surfar nesta onda, vai morrer afogado por ela.

Quem é você neste jogo?

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta