fbpx

Como medir o sucesso na minha carreira de forma eficaz?

Como medir o sucesso na minha carreira de forma eficaz?

8 de maio de 2020 Carreira e projeto de vida 0
Certificado de participação 1 - Como medir o sucesso na minha carreira de forma eficaz?

Tenho sucesso da minha carreira? Essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem. Nossa tendência ainda é, de uma forma ou outra, comparar nosso caminho com o de outra pessoa, fazendo um percurso que costura nossas elaborações às métricas de outrem. O resultado? Nos frustramos muito, porque não é assim que deve ser. Como podemos, então, medir o sucesso na nossa carreira de forma eficaz, a partir das nossa própria régua?

Sucesso não tem uma definição única

Esse é nosso ponto de partida aqui. Medir o sucesso para uma pessoa pode ser a partir da perspectiva financeira, enquanto para outra pessoa pode ser orientado pelo impacto social. O problema é que muitas pessoas ainda usam o parâmetro dos outros para comparar sua própria vida.

Medir o sucesso através dos nossos próprios valores

Um fator que nos ajuda a identificar nosso progresso é identificar nossos valores. Eles são nossas bússolas, o que orienta nossa forma de ver o mundo. Para pessoas com fortes valores relacionados a liberdade, por exemplo, sucesso profissional pode significar trabalhar com flexibilidade hora e lugar. Para o valor de estabilidade, manter-se muito tempo em um mesmo trabalho é uma prioridade. E assim por diante.

Como identificar nossos próprios valores? Podemos fazer um exercício rápido que ajuda nesse sentido. Observe o quadro abaixo e liste, em ordem decrescente, os cinco valores mais importantes para você:

Valores - Como medir o sucesso na minha carreira de forma eficaz?

Muito provavelmente esses itens que você listou influenciam muito suas decisões e também a forma que você costuma medir seu sucesso. Esse é um excelente ponto de partida para irmos para o segundo passo: planejamento.

Planejamento e mensuração

Agora que você já sabe o que te orienta, é hora de criar ou entender o caminho. O planejamento é justamente a criação antecipada de uma rota que queremos seguir, traçando as expectativas, os indicadores e os prazos. Estes três pontos, em especial, são os que nos vão dar as coordenadas para medir o sucesso da nossa carreira.

  • As expectativas, traduzidas em metas, apontam para as coisas que queremos alcançar dentro de um período. Se elas foram obtidas, podemos nos considerar bem sucedidos(as), não é?
  • Os indicadores sãos os passos que levam às metas, como se fossem os degraus que levam até o andar. Eles que indicam se você está progredindo e em qual ritmo. Pensando, por exemplo, que uma das metas que você colocou para esse ano seria de guardar R$10.000,00 em sua reserva de emergência. Considerando o período do ano que você está agora, você pode verificar se indica que você está obtendo sucesso ou não. O mesmo princípio pode ser aplicado em outros âmbitos da sua carreira.
  • E tudo converge para os prazos. Eles apontam se você está atrasado(a), adiantando(a) ou dentro do tempo previsto por suas metas e indicadores. Sem prazos, fica difícil medir o sucesso, seja qual for seu objetivo.

Medir o sucesso a partir da sua ótica

Percebe como todas as questões aqui foram sobre suas percepções, ambições e estilo de vida? Nada foi sobre o mercado profissional, sua concorrência ou as projeções para sua empresa… Isso se dá porque o sucesso deve ser medido pela nossa própria régua, respeitando quem somos. Assim evitamos:

  • Medir o sucesso da nossa carreira de forma ineficaz
  • Nos sentir pressionados(as) com as expectativas dos outros
  • Procrastinar nosso desenvolvimento pessoal
  • Seguir um estilo de vida que não tem nada a ver com nossos valores
  • Viver uma carreira inautêntica e infeliz

Que essa autoavaliação para o redirecionamento da nossa trajetória esse seja um exercício constante. Assim nos mantemos no posto de protagonistas da nossa própria carreira.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta