fbpx

Como manter o foco nas férias (sem deixar de curti-la)

Como manter o foco nas férias (sem deixar de curti-la)

22 de dezembro de 2018 Blog 0
vacation 3033205 1280 - Como manter o foco nas férias (sem deixar de curti-la)

As férias chegaram, e com ela vêm uma série de objetivos, aquela velha lista de “coisas que vou fazer nas férias”. De emagrecer a fazer o TCC da graduação, esse tempo livre pode ser um oportunidade única de dedicar seu foco para por grandes objetivos em prática.

A grande questão é lidar com o paradoxo de fazer este período de tempo disponível ser bem aproveitado e não deixar de aproveitar esta oportunidade de lazer e descanso. Como podemos manter o foco sem deixar de curtir as férias?

Conheça as prioridades:

O primeiro passo para gerar este nível de produtividade desejado é estabelecer as prioridades que você tem. Elenque até 5 grandes prioridades que você quer que sejam os pilares essenciais do seu período de férias. Quanto menos prioridades, maior é a possibilidade de você ter grande evolução nelas.

TCC? Emagrecimento? Fazer check-up de saúde? Atualizar sua lista de leitura? Dar o start no seu negócio? Aproveitar as férias? Elenque, e a partir daí reconheça até onde você esta disposto a ir por cada uma dessas prioridades colocando-os em uma lista por ordem de preferência, para sinalizar esta intenção.

Prioridades definem como nossos recursos (incluindo tempo e energia vital) serão destinados durante um planejamento. Se curtir uma viagem tiver privilégio sobre produzir mais, com certeza sua entrega e disponibilidade para a segunda atividade será bem mais compacta.

O que alimenta essa elencagem é a consciência sobre os porquês de cada item. Por que é importante para você se dedicar em plenas férias a ler 5 livros? Por exemplo.

Descreva os objetivos:

Sabendo suas prioridades, identifique quais os objetivos elas pedem. Voltando ao caso de ler 5 livros, caso isso seja uma prioridade, que objetivos nascem dele? Pode ser: ler 30 páginas de um livro por dia, por exemplo.

Tente criar metas claras e ao máximo específicas, com prazos e construindo a consciência do porquê você está estabelecendo isso para seu período de férias.

Crie uma rotina:

Pense: como vou encaixar estes meus objetivos em uma rotina semanal? Avaliar isto te dá margem para entender também os teus horários de descanso e lazer, e se programar para curtir as férias.

Coloque seu corpo na rotina:

Seu corpo precisa entender essa rotina e se preparar para ela. Isso inclui regular os horários de dormir e acordar, se alimentar adequadamente, fixar uma rotina de exercícios, respeitar seu ritmo e, ao mesmo tempo, se desafiar. Essas atividades têm uma ação regulatória da fisiologia corporal, de modo a fazer com que você esteja pronto para cumprir o que estabeleceu para suas férias.

Se você tem dificuldades de acordar cedo, já perde uma fatia importante do dia que poderia ser usada para uma atividade ou até curtir. Além disso, você tende a ter um ritmo mais desacelerado e maior dificuldade de executar o que se propôs.

Construa a disciplina necessária:

Cumpra rigorosamente a rotina que estabeleceu. Às vezes o cansaço, a preguiça e o desestímulo bate, principalmente no comecinho das férias, no momento onde você tem que começar a construir esse hábito.

Se apoie nos porquês para se manter firme. Isso vai ajudar a mudar seu panorama diante as ações. Se possível, deixe ao máximo claro e visível para você quais são esses motivos para fazer o que está fazendo. Ponha no seu wallpaper, em um papel colado no espelho, em lembretes no celular… Tudo para que você se recorde dos motivos que te levam a estes objetivos.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta