fbpx

Ano novo, projeto de vida novo?

Ano novo, projeto de vida novo?

6 de janeiro de 2017 Liderança 0
new years eve 1283521 1920 - Ano novo, projeto de vida novo?

2017 chegou e já vemos muitos falando sobre as queridas listas de objetivos do ano e seus benefícios. Aprendemos com eles que precisamos fazer as listas de objetivos do ano e que escrevê-la a mão aumenta as chances de realizarmos. Contudo, os anos mudam e o projeto de vida não. É sempre tudo igual, salvo algumas raras exceções.

Esse estacionamento gera a estagnação que gera as crises ocorridas por despreparo. Por isso tenho que te perguntar: O que mudou desde o ano passado? O que você quer repensar do seu antigo projeto de vida?

Mesmo que sem escrever em uma folha de papel ou sem contar a um coach, construimos expectativas e objetivos de vida. Vários problemas podem surgir daí: não levar seus próprios objetivos a sério, não acreditar em si, não reavaliar suas metas, não ampliar sua visão… Diferentemente da maioria, nesse post quero focar em mudança de visão e de metas.

Reavaliando seu projeto de vida

Muitos têm sonhos, poucos criam listas de metas, raros as cumprem e lendários são os que têm coragem de reavaliá-las. Criar a lista e cumpri-la é uma parte muito importante, mas às vezes caímos no erro de “cumprir por cumprir”ou “por que está na lista”. Assim esse movimento se torna quase um desafio baseado no orgulho. E, como sempre, o orgulho cega e gera duras percas.

Nosso projeto de vida tem que estar alinhado à nossa visão, e nossa visão se modifica constantemente. Por isso há uma importância latejante em reavaliar nossos caminhos. Já parou para pensar nesse ciclo?

Com certeza em 2016 você aprendeu algo e se transformou, e isso modifica sua forma de interagir com seu futuro. Quando sua forma de interagir com o futuro muda, você cria expectativas e objetivos diferentes sobre ele.

Vamos fazer um pequeno exercício para entendermos a ideia:

  1. Pegue sua lista de metas do ano passado e a leia com calma.
  2. Risque tudo que você hoje não vê mais importância ou sentido.
  3. Sublinhe tudo que você pensaria melhor se vale a pena.
  4. O que sobrou é o que ainda faz sentido dentro dessa sua nova visão.

left hand 1635144 1280 - Ano novo, projeto de vida novo?Reavaliação é um processo pouco comentado na hora de criar nossos projetos de vida, mas é tão crucial quanto a execução. Na verdade, não somos ensinados a nos reavaliar porque dói, nos tira da zona de conforto e gera incerteza. Estamos n
a era que promove o comodismo, e rever a si próprio vai contra a estabilidade pregada.

No processo de coaching provoco o coachee a mergulhar em si mesmo e entender qual projeto de vida ele vê sentido em abraçar para sua vida e retorno várias vezes a tudo que foi descoberto para fazer os ajustes necessários. É como uma roupa que gostamos, compramos, e que em breve pode fica folgada, curta, apertada ou “fora de moda”. Não há garantias de que isso vá acontecer, mas são possibilidades que não podem ser descartadas, principalmente porque nosso projeto de vida delimita muito do que conquistamos de resultados. E eu acredito que você queira avançar em seus resultados… não é?

Se queremos resultados efetivos, temos que levar mais a sério nosso projeto de vida e isso contempla também reavaliá-lo. Tentando ser ao máximo imparcial, de 0 a 10, quanto você acha que mudou de rota desde a última vez que pensou seu último projeto de vida? Também de 0 a 10, quão satisfeito você está com os rumos que planejou para si? O quanto você mudou no último ano?

Ser líder da sua vida requer coragem não só para escrever sua história, mas para ler, apagar os erros e escrever de novo. Como uma redação, você vai ter que ler seu roteiro de vida várias vezes para substituir o que já não serve por conhecimentos mais importantes.

Como fazer isso?

  1. Se você nunca parou para pensar nos seus objetivos de vida, essa é a hora. Solte seus desejo sem travas. Seja honesto consigo mesmo.
  2. Olhe novamente a lista. Risque o que não é tão importante para sua vida.
  3. Priorize em ordem de importância.
  4. Especifique com prazos e outros detalhes que forem importantes.
  5. Reveja se os prazos foram justos e compatíveis com a necessidade.
  6. Se comprometa em por as metas em prática conforme os prazos e critérios estabelecidos.
  7. Revisite seu projeto de vida sempre que possível e se pergunte: é isso mesmo que quero para a minha vida?

Perceba que o tempo todo o ciclo é composto por ideação, execução reavaliação. O tempo todo. Esse ciclo de três pontas tem que estar vivo em nós e girando o tempo todo se queremos crescer pessoal e profissionalmente. Não tem como escapar. Este ciclo é bem geral, pois o processo que ocorre dentro dele é específico e varia de pessoa para pessoa. Isso é a base de um bom planejamento.

Quem quer experimentar um ano realmente novo tem que se tornar novo. Parece clichê, mas é uma questão lógica, concorda?Mudanças são necessárias. Se você muda, sua visão de futuro muda, seu projeto de vida muda… E se torna hora de reavaliar!

E para começar seu ano com essa onda de mudança, deixo esse trecho do Gabriel, o Pensador:

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente.
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro!”

 

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta