fbpx

Extensões do Chrome para aumentar a produtividade

Extensões do Chrome para aumentar a produtividade

10 de fevereiro de 2017 Liderança 0
mac 459196 1920 - Extensões do Chrome para aumentar a produtividade

O que é produtividade?

Produtividade é um assunto importante por ser decisivo para nossos resultados. Se você sabe aproveitar bem seus recursos (tempo é um deles), gerando frutos interessantes para o seu objetivo, você pode ser considerado um alguém produtivo. Quando o resultado das nossas atividades e escolhas estão caminhando bem, nos tornamos mais felizes e mais próximos de alcançar aquilo que queremos. Esse ritmo de vida nos ajuda, inclusive, a termos mais tempo livre para o que quisermos, inclusive as horas extras de lazer e sono.

Antes que percam as esperanças, existem ferramentas muito boas para nos ajudar a sermos produtivos. Existem, inclusive, extensões para o Google Chrome – navegador mais usado no mundo – para essa função. Separei 20 muito relevantes e que podem te ajudar a alavancar seus resultados. Confere aí:

  1. StayFocusd:

    Produtividade está ligada a gestão do tempo. Para gerirmos bem nosso tempo, temos que evitar distrações, e é isso que o StayFocusd faz. Você configura os sites que são considerados “distrações” e por quanto tempo por dia pode usá-los. Após isso, a extensão faz a contagem de uso e, quando você atinge o limite estabelecido, a aba distratora é fechada. É um método mais agressivo de aliviar a procrastinação, mas que ajuda àqueles que têm “uma quedinha” por alguns sites específicos.

  2. Google Similar PagesIyBfx6 qx1Ofc04WAlGVbwarz ZI2zZktOMdqdXl7Uwr9mPuvmUzOReajzyFEC9iuZOZtBYh3Q=s1280 h800 e365 rw - Extensões do Chrome para aumentar a produtividade

    A finalidade do Google Similar Pages é reduzir o tempo utilizado em pesquisas. Como? Ao abrir uma página, você já recebe indicações de outras que são semelhantes a esta em conteúdo ou temática, facilitando quando você está à procura de alguma informação específica.
  3. Simple = Select + Search:

    Este é mais uma extensão que contribui com a produtividade facilitando pesquisas. Só que, ao invés de páginas com conteúdos semelhantes na base geral do Google, o Simple = Select + Search busca a expressão de texto que você selecionou numa fonte que você já pré-configurou.

  4. Pushbullet:

    lzTB6Q og TNhhlBKvmbPM56RLuD3Siml99qGcnWuqK1ngLVgmCDXv4BgQEYGxOLWK9oulfdqUw=s1280 h800 e365 rw - Extensões do Chrome para aumentar a produtividadePara mim esse é o mais genial! Muitas vezes temos que enviar algum arquivo do computador para o celular (e vice-versa), e perdemos tempo com cabos, leitores de cartão, bluetooth ou sincronizações em “nuvens”, mas o Pushbullet otimiza esse processo. Essa extensão conecta dispositivos móveis e computadores para realizar transferência de arquivos, links, textos e outros tantos formatos de envio, de forma ágil. A principal conexão ocorre com dois ou mais dispositivos pareados como seus, mas a o Pushbullet também trás essa mesma possibilidade com amigos que também usam a extensão.

  5. Diigo Web Collector:

    Existem pessoas (como eu) que adoram ler com um marca texto do lado para dar aquele hightlight num trecho importante, e o Diigo Web Collector foi feito para elas. Ele trás para as abas do Chrome essa possibilidade que até então só existia para textos em papel. Dessa forma, nossa leitura pode se tornar ainda mais produtiva. Bacana, não é?

  6. Prioritab:

    Construa metas diárias, semanais, mensais e anuais e acompanhe seu progresso conforme vai cumprindo-as. É isso que o Prioritab oferece com muita simplicidade e clareza.

  7. Wunderlist:

    Essa extensão é para quem busca uma lista to do simples, clara e compartilhável. É ideal para dar um upgrade na produtividade de times de trabalho remotos.

  8. Be Limitless:

    NDHsBp2DYMgqko36Efrlz4febzo1Dkk0kpBRjKwtG205gu0ojoWWyN15Lw84h0My002QdL5FLA=s1280 h800 e365 rw - Extensões do Chrome para aumentar a produtividadeEsta é uma solução que contribui para nosso rendimento e maneira bem interessante. Além das funções básicas de dizer quanto tempo você despendeu com redes sociais, email e navegando na web (com relatórios diários, semanais, mensais e anuais), a extensão Limitless também te apresenta frases motivacionais sobre produtividade em um visual bem agradável e inspirador.

  9. Evernote e Google Keep:

    Como falar de softwares que aumentam nosso rendimento sem falar do Evernote e do Google Keep? Essas são duas extensões clássicas para guardar notas em formatos de texto, audio, imagens e outros tipos de arquivos. Ambas têm suporte sincronizado no Chrome, no desktop e no mobile, o que nos ajuda bastante ao verificar notas nas diferentes plataformas. A diferença básica entre eles é o visual (o Keep é mais colorido e as notas ficam em formato de Post-its) e as versões: o Google Keep é completamente free, enquanto o Evernote tem pacotes gratuitos e pacotes pagos, com maior capacidade de armazenamento.

  10. Google Agenda:

    Substituindo (ou complementando) as agendas de papel, a Agenda do Google é uma opção virtual para salvar seus compromissos e lembretes de maneira rápida e simples. É uma saída para quem não se adapta bem a uma agenda convencional.

  11. Box, Dropbox, OneDrive ou Google Drive:

    Essas são quatro opções de extensões e aplicativos do GChrome para salvar seus arquivos na nuvem, sem preocupação com HD queimado ou pendrive perdido. Otimizam o armazenamento e encontro de arquivos importante e ainda permitem a criação de documentos de diversos tipos diretamente da plataforma, com sincronização automática. Todas as extensões têm suporte em outras plataformas e diversas versões de uso (de pagas a free).

  12. Last Pass:

    ITbRQj2Z4JjNRsnQCqCNNAY2jfLCXWHQ7WsU0ineuvXgi9otDYMuP5ODmTyxVUOU58kN9LulDg=s1280 h800 e365 rw - Extensões do Chrome para aumentar a produtividadeHoje em dia temos contas em diversos sites, com inúmeras senhas, e uma hora acabamos misturando ou perdendo o acesso de uma conta importante. Quem nunca chegou a quase bloquear sua conta de email porque não sabia qual senha era a certa? Para esses e outros desafios com senhas, o Last Pass vem – de maneira segura – guardar suas senhas para que você não deixe de acessar algo importante.

  13. Save to Pocket:

    O Pocket é um conhecido aplicativo para salvar páginas que você achou interessante e que quer ver (ou rever) depois. O Save to Pocket é uma extensão que simplifica ainda mais isso, salvando suas páginas na web com apenas um clique. Basta apenas logar na sua conta do Pocket e guardar boas leituras para depois!

  14. Checker Plus for Gmail:

    Hoje em dia resolvemos muita coisa por email e acabamos perdendo muito tempo conferindo nossa caixa de entrada. Muitas vezes também, deixamos passar batido um email muito importante (Quem nunca?). o Checker Plus for Gmail é uma extensão simples e útil: indica quando chega e quantos emails novos você tem na caixa de entrada do Gmail. Não precisa abrir o email, pois o ícone da cartinha vermelha vai lhe indicar a quantidade no canto esquerdo superior da tela.

  15. Rapportive:

    FUXYlAkCGnATOtTC9Tn6QiYpzndcAWQ j hr1ojAJNE2bSRy8Op2wfDUhhzR4KuUjdsiljiF1uM=s1280 h800 e365 rw - Extensões do Chrome para aumentar a produtividadeProdutividade também tem a ver com contatos; contatar as pessoas certas para as coisas certas. Contudo, muitas vezes temos apenas o email de um contato e precisamos de mais canais de comunicação com ele(a). O Rapportive resolve isso: com apenas um endereço de email você descobre redes sociais, nome e outras informações sobre o contato. É uma ferramenta bacana também para quando você recebe um email suspeito e deseja verificar o remetente.

  16. News Feed Erradicator:

    Mais uma opção para mídias sociais: o News Feed Erradicator bloqueia o conteúdo da timeline do seu Facebook (no navegador do computador) e a substitui por uma frase motivacional sobre gestão do tempo e produtividade. Você ainda pode postar e verificar postagens no perfil de seus amigos, mas não visualiza aquela enxurrada de conteúdo na tela inicial.

  17. Strict Workflow:

    Essa extensão é a versão Chrome da técnica Pommodoro. Para quem não conhece (para quem conhece também), essa técnica consiste em dividir o tempo do trabalho em blocos de tempo intercalados por intervalos. Pesquisas confirmam que essa prática aumenta a produtividade. Para isso, Strict Workflow tem por padrão blocos de trabalho de 25 minutos e intervalos de 5 minutos, masisso pode ser alterado nas configurações da extensão.

 

Essas são apenas algumas opções digitais para contribuir com seu rendimento, mas existem outras tantas dentro e fora do seu computador. Algumas das sugestões funcionam melhor para uns e outras para outros. Quem tem que ditar quais são as melhores opções é você. As ferramentas estão disponíveis e o resultado delas depende do perfil de quem as usa.

Gerir bem sua produtividade é assumir a liderança sobre seus resultados. Lembre-se: o bom uso de seus recursos te trás para mais perto de seus objetivos!

Abraço!

 

 

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta