fbpx

Mantendo a disciplina nas férias

Mantendo a disciplina nas férias

25 de fevereiro de 2017 Blog Liderança 0
feet 1659412 1920 - Mantendo a disciplina nas férias

Nosso corpo precisa de descanso e alimentação adequados, e isso não é novidade. Quando estamos na rotina de estudos e trabalhos costumamos dormir mais cedo e acordar mais tarde devido aos compromissos, mas é só chegar as férias para perdermos a linha… Trocamos a noite pelo dia e o almoço pelo café da manhã, e tudo vira uma grande bagunça. No final das contas, nossa produtividade e saúde têm quedas de desempenho enormes. O impacto é ainda maior quando temos que retornar à rotina comum. A pergunta que fica é: Como podemos manter o máximo de disciplina durante as férias, para o bem de nossa saúde e produtividade?

Ponha o corpo na rotina

Seu marcador mais básico nesse processo é o biológico. Seu corpo tem que saber que está nessa rotina, e para isso temos que criar um hábito.

Se seu problema é acordar e dormir tarde, programe seu despertador para um horário mais cedo e se esforce ao máximo para levantar no horário. Tente não se render ao cochilo da tarde nos primeiros dias para que você não avance muito na hora de ir dormir. O problema nesse caso é ainda maior quando você é daqueles(as) que “não ouve o despertador”. Ou ainda, que desativa e cai no sono novamente. Para casos como esse, recomendo apps como o Alarmy (Sleep If U Can), que não deixa isso acontecer. Ele, basicamente, tem estratégias de diversos níveis de dificuldade para não deixar você cair naquela de “só mais 5 minutinhos”. Tem desde agitar o celular x vezes para o despertador parar de tocar a resolver um cálculo matemático.

Quando a questão é alimentação, estabeleça horários regulares para as refeições e os cumpra. Muitas vezes comemos somente “quando dá fome” e esquecemos que esse nem sempre é o medidor nutricional mais adequado. Uma alimentação adequada te trás mais energia e dá um up na produtividade.

Atividades físicas são muito importantes para injeção de ânimo e energia diários. E quando digo em atividades físicas, não falo apenas em musculação e similares, mas em qualquer atividade regular que exiga esforço físico e beneficie sua saúde física.

É importantíssimo que seu corpo entre na rotina adequada para obter ganhos na produtividade e disciplina. Além disso, quando vier o fim das férias, o impacto da retomada não será tão forte para você.

Estratégias administrativas para a disciplina

Agora que seu corpo já tá dentro do ritmo, partimos para ideias simples que ajudam você a se manter no objetivo. Primeiramente, precisamos definir claramente os objetivos. Pode ser ler um livro, fazer um curso, manter o peso ou qualquer outro ideal, mas ele tem que ser definido com precisão. Defina momento de início e término da meta, como será feito, quem/o quê pode ajudar e outros detalhes. Isso vai ajudar muito a você alcançar o objetivo. Para fazer essa lista de objetivo, um papel e uma caneta resolvem. Após isso, fixe essa lista em um local que você sempre veja para não tirar os olhos do alvo.

Defina suas prioridades. Estabeleça (prioritariamente escrevendo) o que é importante nesse períodoleave 1522005 1920 - Mantendo a disciplina nas férias e o que é distração. Claro que, se seu objetivo é também curtir as férias, você tem que ter seus momentos de ócio e diversão, mas sempre de maneira equilibrada. E uma dica importante: quando estiver em seu momento de lazer, esteja por inteiro. Trabalhar num momento de diversão com a família, além de deselegante, é improdutivo para os dois lados.

Um bom planejamento sempre torna os objetivos mais palpáveis e nos permite curti-los com mais liberdade, inclusive quando se fala de diversão. Defina quanto de lazer você está disposto(a) a por na sua rotina de férias e quanto de outras atividades. Dessa definição poderemos ver o que pode ser deixado para outro momento (distrações).

Faça lista de metas diárias. Eu sempre construo isso, independente de estar de férias, pois isto afia a minha disciplina. Ver a lista de metas diárias me desafia a ser minha melhor versão e alcançar o que propus para o dia. Cumprir as metas me prova meu potencial e me dá liberdade para fazer o que eu left hand 1635144 1280 - Mantendo a disciplina nas fériasquiser com o restante de dúvida sem estar com a sensação de estar “devendo” alguma atividade pra hoje.

Você não pode se esquecer

Disciplina é para os fortes e realmente determinados a alcançar o sucesso. Ela prova que não há um caminho fácil para a alta performance… Que não há como atingir novos patamares sem subir cada degrau com coragem.  Ser disciplinado(a) é ser líder do seu tempo, das suas prioridades, da sua produtividade e dos seus resultados.

Enfrente os obstáculos que a liberdade das férias possam apresentar para seus objetivos e conquiste melhorias constantes. Como diria Renato Russo: “Disciplina é liberdade!”. Muitas vezes a diferença entre que consegue e quem fica no segundo lugar é um decisivo décimo de persistência.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta