fbpx

LinkedIn: uma rede social para alavancar sua carreira

LinkedIn: uma rede social para alavancar sua carreira

17 de março de 2017 Blog 0
LinkedIn - LinkedIn: uma rede social para alavancar sua carreira

Com a ampliação do acesso à Internet cada vez maior em todo o planeta, as mídias online têm ganhado uma força que começa a superar os métodos analógicos de comunicação e interação. TVs, jornais impressos e cartas têm sido substituídos por mídias sociais, sites e espaços virtuais de relacionamento. Essa mudança impactou (e continua o fazendo) o mundo em várias áreas, e no mercado de trabalho não poderia ser diferente. Antigamente, na hora de arrumar um trabalho, o candidato(a) ia até agências de emprego portando seus documentos e um currículo. O currículo era o cartão de visitas do candidato, e era o que determinava que ele ia ser chamado para uma entrevista ou não. Hoje em dia até esse sistema tem tomado novas estruturas. Além da migração das agências para os espaços online, outras inciativas surgiram para transformar. Uma delas – e uma das mais famosas – é o LinkedIn.

Conhecendo o LinkedIn 

LinkedIn (www.linkedin.com) é uma rede social para criação de oportunidades, conteúdo e networking profissional. O foco é estritamente para o mundo do trabalho, seja de qual tipo for. Essa ferramenta serve como currículo virtual, rede de conexões, plataforma de conteúdo livre e buscador de oportunidades de trabalho em todo o planeta.

O LinkedIn ascendeu tanto em influência e número de usuários que hoje em dia já é adotado por várias empresas como o “novo currículo”. Enviar o link do seu perfil na rede social dá à empresa a visão de suas competências, experiência, do que você publica, seu nível de influência e as recomendações que recebe de outros profissionais. Ele dá maior liberdade do candidato explorar suas qualidades de diversas formas, desde escrevendo artigos a criando grupos de discussões.

Dominando a ferramenta para obter eficiência

linkedin 1 - LinkedIn: uma rede social para alavancar sua carreiraComo é de se esperar, criar uma conta no site é fundamental. Após isso, você preenche seu perfil com seus dados, escolhe influenciadores e empresas para seguir e manda solicitações de conexão para amigos e colegas profissionais. Esse é o tutorial básico, mas é importante saber como atingir uma performance interessante com a ferramenta.

  • Preencha seu perfil  com o máximo de informações relevantes: Leve o consideração o fato de seu perfil ser como um currículo virtual e exponha o que você tem de melhor. É importante informar seus prêmios, projetos, qualificações, experiências profissionais e skills. O que não podemos esquecer é que essas informações devem ser verdadeiras. A veracidade do que é exposto pode ser um dia posta à prova caso você consiga uma oportunidade profissional a partir da plataforma e revelar como é seu compromisso com a ética. Isso pode destruir ou alavancar profissionais de sucesso.
  • Publique: O LinkedIn permite que os usuários escrevam artigos e façam publicações diversas. Essa é uma excelente forma de mostrar a sua capacidade com mais clareza. Além disso, publicar (especialmente artigos) aumenta a classificação e o alcance do seu perfil.
  • Grupos: Acompanhe grupos que façam parte do seu campo de interesse e seja ativo. Para os que buscam oportunidades de emprego, por exemplo, existem centenas de grupos que publicam vagas diariamente. Para profissionais de diversas áreas há também grupos de discussões e conexão.
  • Recomende e seja recomendado: Faça indicações sinceras a pessoas que você já conhece a conduta profissional. Dê um “+” em skills  que você reconhece que a pessoa tenha e escreva recomendações. Além de ajudar seu amigo ou amiga, certamente ele(a) terá prazer em retribuir com uma recomendação no seu perfil.
  • Link personalizado: O LinkedIn permite que sua url seja personalizada. Quando feito, isso ajuda o Google a direcionar as buscas para você. É um passo simples, rápido, e que pode fazer uma baita diferença.

Como o LinkedIn pode ser útil?

O direcionamento do uso (arrumar emprego, networking, aprendizado, empreender…) é mediado pelo usuário. Essa ferramenta é importantíssima para quem quer se diferenciar profissionalmente. Como qualquer outra, só traz resultados quando bem utilizada, e garanto que eles podem ser bem interessantes! Ele é ótimo para encontrar todo tipo de oportunidades profissionais.

Já fui convidada a palestrar em alguns eventos, me tornei sócia em um novo negócio e estabeleci importantes parcerias através do LinkedIn. Para quem busca emprego, a própria construção do perfil já é um passo legal. Um up é dado pela ferramenta de pesquisa de vagas da própria rede social.

Para quem empreende, encontrar parceiros e clientes é totalmente possível através do LinkedIn.

Recomendo que conheçam esse instrumento potencializador de carreiras. O LinkedIn é incrível, mas a diferença mesmo vai ser feita por você. Então, se aproprie bem de suas funcionalidades e faça bom uso! Para qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição aqui no site, email e também no meu perfil do LinkedIn (não poderia de deixar aqui para vocês, né?): linkedin.com/in/cavalcantalines.

Sem título - LinkedIn: uma rede social para alavancar sua carreira

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta