fbpx

O coronavírus bagunçou todo o meu planejamento. O que fazer?

O coronavírus bagunçou todo o meu planejamento. O que fazer?

30 de março de 2020 Blog Carreira e projeto de vida Produtividade 0
Certificado de participação 1 - O coronavírus bagunçou todo o meu planejamento. O que fazer?

O coronavírus nos pegou de surpresa. Se alastrou mundo a fora e impactou diretamente a rotina de todos, influenciando no planejamento que havíamos feito para o ano de 2020 (e para os seguintes, por consequência).

Muitos empreendedores e autônomos estão à deriva, sem saber como lidar com seus negócios fechados, e empregados temem por perder seus trabalhos. A disponibilidade financeira de muitos reduziu e diversos planos estão sendo adiados. Diante essa situação, fica a pergunta: Como reajustar o planejamento do ano diante uma situação tão volátil?

Como planejar em meio à crise do novo coronavírus?

O princípio da flexibilidade de planejamento

Não podemos contar com a previsibilidade do coronavírus. Ele chegou de surpresa, se expandiu rapidamente e pode continuar nos prejudicando por bastante tempo ainda. As condições que já estão difíceis estão sendo projetadas para que estejam ainda mais adversas, e para isso temos que adotar a flexibilidade como bandeira.

Esta competência nos permitirá abdicar de comportamentos, hábitos e outros tantos itens que não forem interessantes ao nosso contexto, bem como nos ajudará a nos adaptar para sobreviver – em todos os sentidos mais e menos literais possíveis – em meio à pandemia do coronavírus.

Não seja surpreendido/a pelo coronavírus: Planeje a curto prazo

Entender onde e como estão ocorrendo as principais mudanças ao nosso entorno é crucial para ajustar nossa perspectiva futura. E em momentos onde a projeção é de uma crise grave, cabe manter os olhos fixos em metas mais a curto prazo, estimando por objetivos mais práticos e emergenciais como a própria subsistência.

O psicólogo humanista Abraham Maslow criou a famosa teoria da Pirâmide das Necessidades Básicas que retratam bem este novo olhar ao qual devemos dirigir-nos. Para ele, nossas necessidades são hierarquizadas da seguinte forma:

1650px Hierarquia das necessidades de Maslow.svg  2 - O coronavírus bagunçou todo o meu planejamento. O que fazer?

Sem ter as categorias básicas garantidas, não conseguimos subir ao topo, até chegar à realização pessoal. Então, precisamos dar uma especial prioridade ao que garante o atendimento às necessidades da fisiologia e segurança para avançarmos em outros aspectos.

Pense sob a ótica de planos de ação

As informações que recebemos a todo momento podem assustar, e isso é perfeitamente normal. Só não podemos usá-las como objeto exclusivo de medo e lamúria. Tudo que você souber sobre a pandemia deve te ajudar a pensar em planos de ação que favoreçam sua realidade. Esta é uma lei que cabe a todo desafio que a vida nos propõe, especialmente este, que ameaça todos os setores da vida humana.

Resumindo, as minhas sugestões para seu planejamento diante desta pandemia são:

  • Planeje focando nas metas de subsistência a curto prazo
  • Crie planos de ação diante das dificuldades
  • Seja flexível: crises pedem sacrifícios
Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta