fbpx

Open mind: humildade para aprender

Open mind: humildade para aprender

23 de dezembro de 2016 Blog 0
open - Open mind: humildade para aprender

Muita gente tem em mente o velho “eu sei de tudo”. Essas pessoas acreditam que as pessoas não têm mais o que acrescentar à sua bagagem cultural e que a verdade está sempre no que ela acredita. Cada vez mais o mundo está se tornando ciente de que viver assim é uma baita bobagem.

O “sabichão” encerra com um grande ponto final a sua curva de aprendizado. Isso cancela oportunidades vindouras, afasta pessoas que tinham muito a acrescentar e diminui, consequentemente, os resultados obtidos. Esse perfil de indivíduo, se fosse esperto, seria humilde nem que fosse por interesse. Vou explicar.

Humildade

A humildade é uma grande teia elástica que comporta e alavanca experiências enquanto que a arrogância é um minúsculo porta anel: só cabe um. Estar com a mente aberta (open mind) é um ato de humildade que gera vários benefícios, como uma grande flexibilidade. A abertura de mente nos revela novas possibilidades que podem mudar nosso caminho e oportuniza encontrar soluções onde ninguém mais vê.

Oportunidades estão sempre abertas, mas precisam de alguém com a mente aberta para compreendê-parachute mind - Open mind: humildade para aprenderlas. Para captá-las e senti-las precisamos estar despidos da armadura do “eu sei” e portar um “estou disponível”. Acreditar que já se sabe tudo gera uma venda na visão de crescimento da pessoa arrogante. O horizonte das oportunidades não pode ser visto por quem não se permite enxergá-lo.

Seja como pais, profissionais, amigos, estudantes, leitores, curiosos ou o que for, ter uma open mind é fundamental para gerar desempenhos mais produtivos, eficientes e felizes. No open mind cuidado deve existir apenas em ter um filtro para selecionar melhor o que está na nossa frente e que merece uma chance da nossa dedicação.

Encerro mencionando um trecho do livro “O Mensageiro Milionário” do Brendon Burchard que sempre digo no final das minhas palestras e treinamentos: ”Seja autêntico. Seja honesto. Faça o melhor. Trate as pessoas com respeito. Siga seus sonhos.

Talvez esse post seja muito mais sobre humildade do que sobre qualquer outra coisa, mas era a mensagem que eu pretendia indicar a você.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta