fbpx

Profissionais preparados aprendem com tudo

Profissionais preparados aprendem com tudo

27 de janeiro de 2017 Blog 0
figures 1372458 1920 - Profissionais preparados aprendem com tudo

Muita gente confunde estar preparado com estar pronto. A mais pura verdade é que estar preparado significa estar atento, à disposição. Quando estamos preparados, nós permanecemos em constante estado de observação sobre tudo que está ao nosso redor para por em prática o que sabemos ou aprender muito mais.

Diante um mundo com disputas profissionais cada vez mais acirradas, estar atento é tudo. Perceber uma oportunidade antes de muitos te destaca na multidão (ou te tira dela). Um dos problemas é justamente não estar atento(a) a essas oportunidades; outro é achar que oportunidades são só para praticar nossos aprendizados. Deixa eu te contar uma coisa: aprendizados são oportunidades que não podem ser perdidas na nossa vida!

Aprender nunca é demais

“Da sua área” ou não, o aprendizado eleva nosso nível e abre os horizontes. Profissionais que entendem isso tentam aprender em tudo e com todos. Sabem que ninguém é sábio demais para não ter o que aprender, e nem leigo demais para não ter o que ensinar.

Esse tipo de noção nos faz entender também que aprendizados não necessariamente acontecem dentro de salas de aula. E nem precisam ser sobre conhecimentos técnicos ou científicos. Aprendizados ricos podem surgir sobre emoções, empatia, estresse, tempo, sabedoria… Um exemplo disso é o livro bíblico de Provérbios, escrito pelo Rei Salomão que fala principalmente de sabedoria. Muitas das lições dadas por Salomão foram inspiradas por animais, paisagens e situações do dia-a-dia. Ele falava de sabedoria usando coisas corriqueiras. Ele enxergava o que poderia aprender em tudo, e é considerado por muitos o homem mais sábio da história, além de ser o homem mais rico da sua época.

Conhecimentos gerais fazem diferença no modo como correlacionamos as coisas. Diferenciam-nos por uma visão ampla sobre as situações. Quem quer experimentar novos níveis tem que se dispor a aprender com tudo e todos. Vale também citar que muitos aprendizados se dão na prática cotidiana e ensinando, então abertura a novos aprendizados predispõe coragem para por a mão na massa e replicar conhecimento.

O preço de estarmos preparados

Estar preparado inclui o que já foi dito e gera resultados fabulosos. Contudo, os preparados arcam com um custo gigante para alcançar esse estado. É, primeiramente, uma briga interna cotidiana para que aprender se torne hábito. Além disso, a necessidade da coragem grita e uma hora ela precisa ser saciada.

Noites, fins de semana e férias podem ser sacrificados para aquisição de uma preparação a mais. E esse tipo de situação não é pontual, mas frequente para aqueles que entendem que os conhecimentos se renovam constantemente. Contudo, aqueles que estão cientes das vantagens de estarem preparados enfrentam isso, pois o que vem após é muito mais vantajoso (de diversos pontos de vista).

Uma abdicação comum a quem quer aprender muito é a de dispensar a ideia que sabe-se de tudo. Temos que ter plena noção de que nunca estaremos na nossa versão final. O conhecimento introduz a humildade, pois quem muito sabe sabe que ainda tem muito a aprender. Largar a ideia de que o mundo gira ao nosso redor é dolorosa, mas faz parte do processo de ir além.

Sacrificar momentos de lazer, de ócio ou de procrastinação, ser humilde, criar coragem e hábito… Estar disposto(a) a aprender. Estes são caminhos talvez não fáceis para muitos, mas constroem o caminho de quem está se preparando de verdade.

Como são seus caminhos hoje?

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta