fbpx

Projeto de vida e planejamento de carreira: qual a diferença?

Projeto de vida e planejamento de carreira: qual a diferença?

5 de junho de 2020 Blog Carreira e projeto de vida 0

Quando pensamos no planejamento do nosso futuro, logo vêm alguns elementos na nossa mente: “Com o que estarei trabalhando? Quando ganharei? O que estarei estudando?”. A noção de planejamento de carreira é muito familiar a planos que restringem nosso alvo para a vida profissional, mas agora um novo conceito é posto sobre a mesa: projeto de vida. Mas o que muda, além da nomenclatura?

Para além da carreira, um projeto de vida

Apesar dos limites indispensáveis, a nossa vida profissional nunca esteve tão alinhada com a pessoal. Hoje reconhecemos o impacto de um campo no outro, entendendo como se conversam e somam forças. Isso desde já nos ajuda a entender que não nosso trabalho (não nos resumimos a ele) e que é possível conciliar as satisfações pessoais e profissionais.

Esse novo paradigma nos permite, então, pensar o futuro para além dos cargos, remunerações e formações. Passamos a enxergar o óbvio: minhas escolhas profissionais afetam diretamente as pessoais, e vice-versa. Assim nasce o conceito de projeto de vida.

Sob essa perspectiva, a indicação é conciliar minhas ambições de saúde, financeiras, profissionais, espirituais, familiares, políticas, sociais, educacionais e de lazer em um único horizonte. Assim, casos clássicos de profissionais bem-sucedidos(as) que não dão assistência à sua família ou de trabalhadores que sacrificam sua saúde mental em nome do trabalho ficam sob ameaça – teoricamente – pois está tudo em pauta.

Como conciliar tudo?

O que parece uma missão impossível (conciliar todos esses desejos sem desequilibrar a balança) acontece graças a uma visão global de nós. Instrumentos como a Roda da Vida nos auxiliam nesse intuito, apontando os vários aspectos da nossa vida e como estão conversando.

A Roda da Vida é uma ferramenta de coaching que nos ajuda a enxergar os pontos que compõem nosso projeto de vida e nosso nível de satisfação em relação a eles. No artigo sobre a Roda da Vida você pode conferir mais sobre.

Após identificar – com a Roda da Vida, por exemplo – como cada aspecto influencia nossa satisfação e produtividade, recomendo traçar um planejamento que reúna nossas expectativas sobre todos eles. Se pergunte o que almeja para cada área, o que há de ser melhorado, o que quer remover e as ações que fariam a diferença para aquele contexto, e sempre coloque um prazo. Ele ajuda a estabelecer um compromisso com aquela meta.

Depois, avalie como estes objetivos se conversam e podem se ajudar. O trabalho, por exemplo, pode contribuir até mesmo para nossa saúde mental, vida social ou intelectual. Um exemplo disso foi o post que coloquei recentemente no meu Instagram:

View this post on Instagram

Ainda falando sobre nossa satisfação profissional: qual seu nível hoje? ⠀ Essa imagem é baseada na Pirâmide de Maslow, uma das ideias mais conhecidas da Psicologia. Ela nos dá uma noção de como a nossa satisfação profissional não se relaciona apenas com a remuneração recebida, mas que ela faz parte da base de toda nossa construção até o topo 🤓. ⠀ Entender seu nível de satisfação ajuda a compreender o que falta para a auto realização (ponto máximo da satisfação, segundo esta teoria). ⠀ Você consegue enxergar em que patamar está hoje? ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ #carreira #profissão #profissões #trabalho #propósito #profissional #emprego #empreendedorismo #desenvolvimentopessoal

A post shared by Aline Cavalcante (@falaprotagonista) on

Algumas perguntas sobre seu projeto de vida

Para provocar uma reflexão maior sobre a sua relação com seu projeto de vida, separei algumas questões que têm a ver com essa visão global de planejamento:

  • Que estilo de vida pretende ter em 10 anos?
  • Qual o nível de formação que pretende alcançar?
  • Pretende viver só ou com alguém?
  • Quais aventuras que você deseja viver?
  • Quer filhos(as)? Biológicos(as) e/ou adotados(as)?
  • Em que tipo de residência deseja morar?
  • Quais os hobbies que quer praticar?
  • Quais hábitos de saúde deseja acrescentar à sua rotina?
Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta