fbpx

Sobrecarregado? 4 atitudes simples para virar o jogo

Sobrecarregado? 4 atitudes simples para virar o jogo

29 de janeiro de 2019 Blog 0

Se sentir cansado após um dia árduo de trabalho é normal. Mas quando os excessos existem e persistem, viram uma bola de neve chamada sobrecarga, que atropela a saúde, a satisfação e a produtividade do indivíduo.

Seja com acúmulo de trabalho, estudos ou atividades de quaisquer outras esferas, a sobrecarga tem um custo muito alto sobre todas as esferas da vida humana. Para combatê-la existem 4 atitudes muito simples que fazem toda a diferença:

1) Reavalie

Faça uma análise sobre como anda sua vida:

Sobre qual aspecto você tem sentido baixa satisfação? Muitas vezes damos atenção demais a uma área da vida (geralmente trabalho e/ou estudos) e sabotamos outra, desequilibrando nossa vida e derrubando nossa satisfação sobre ela.

Qual tem tomado mais dos seus recursos (tempo, dinheiro e principalmente energia)? Essa pergunta é sobre identificar qual atividade tem tomado mais meu tempo. Pode ser que você se surpreenda com a resposta, mas mesmo sabendo qual é, esta identificação (e escrita) do que anda te sobrecarregando te dá um peso de responsabilidade maior. Gera um maior compromisso.

A Roda da Vida é uma ferramenta simples e visual que te ajuda a ter maior dimensão desta avaliação, medindo qual seu nível de satisfação entre as principais áreas da sua vida.

Roda da Vida

2) Faça um plano simples

Quanto mais simples melhor: Liste 3 ações que você pode tomar hoje para reverter o quadro. Diminuir o ritmo na atividade que te sobrecarrega é um pré-requisito, mas liste-o como uma meta SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal). Como assim? Defina que – por exemplo – segunda feira irá retomar à rotina de ir 3x por semana academia, ou que amanhã você só vai trabalhar até 8h por dia, ou que sábado começará a meditar 20 minutos por dia.

3) Execute o plano com disciplina

Nem sempre você estará motivado a cumprir seus objetivos, principalmente a realizar as atividades mais passantes, repetitivas e consistentes que te levem a eles, isto é fato. Mas outro fato é o de que se você não se dispuser a modificar sua realidade, vai permanecer no mesmo ciclo vicioso que esteva te sobrecarregando.

Uma tática que pode te ajudar é o uso de âncoras motivacionais: objetos, frases e outros itens visuais, que te remetam o seu objetivo e o porquê de permanecer firme a ele. Escolha uma âncora que te mantenha focado no seu objetivo e a coloque em algum local que possa estar sempre visualizando.

Independente da motivação, mantenha-se focado. Isto é que tirará você da situação que você quer modificar.

4) Lembrete

Uma coisa fundamental para iniciar um processo de mudança é a nossa consciência sobre o que nos prejudica. Um lembrete que quero que você transforme em um mantra de mudança para a a vida de liberdade (e não sobrecarga) é: Toda minha vida precisa da minha atenção de forma equilibrada para que eu seja feliz, satisfeito(a) e produtivo(a). Eu não sou somente________ (área sobrecarregada da sua vida. Ex: Trabalho).

Tomando isto como uma verdade para si, você começa a se abrir para a liberdade e a saúde nos mais diversos aspectos da vida. Você merece isto e é uma condição disponível para sua vida. Basta agora uma decisão convicta que desencadeará a melhor versão de você.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta