fbpx

Tô de mudança!

Tô de mudança!

1 de setembro de 2017 Blog 0
businessman 2108029 1920 - Tô de mudança!

Passar por mudanças definitivamente não é fácil. Mudar de casa, cidade, emprego, função, padrão de vida, plano para o fim de semana, círculo de amizade, carro ou namorado(a) exige uma mobilização que tende a ser incômoda.

Mudanças são impopulares. Elas nos tiram da zona da conforto e sacodem pelo menos uma área da nossa vida. E é fato que ninguém gosta de ser perturbado.

Contudo, ao nos deslocar de onde estamos, mudar provoca aprendizagem. Uma pessoa, que estava acomodada a viver sempre o mesmo em alguma área passa a desenvolver novos olhares e competências. Até mesmo o aprendizado em sala de aula é uma forma de mudar nossos esquemas mentais. Em aula descontruimos o que tínhamos antes para dar lugares a novos conceitos.

É pelo caráter da mudança que muitos deixam de correr atrás de oportunidades novas. Contudo, quem quer alcançar experiências e ganhos na vida precisa estar disponível a enfrentar a dor de ver algo saindo do lugar na sua vida. Um exemplo que podemos relacionar a isso é o de alguém que acaba de entrar na academia. Provavelmente os efeitos não vão surgir no primeiro dia de treino e é bem capaz da pessoa ficar com muita dor muscular nos primeiros dias. Mas se ela sabe o porquê de seu esforço e vê ainda vê sentido, vale a pena prosseguir. Atravessar uma mudança reconhecendo que a zona de conforto é o local da estagnação ajuda na decisão de enfrentar.

De mudança para a zona de aprendizado

Muitos a chamam de zona de desconforto, mas acredito que zona de aprendizado é mais adequado. O desconforto é uma condição do aprendizado. Tenho sentido isso na pele todos os dias desde que decidi me tornar uma profissional de excelência, que agrega valor às outras pessoas e às empresas. Quando sinto que minha vida está muito confortável, começo a me preocupar.

Aspecto 1 sobre a mudança: clareza de objetivo

Esse é um ponto chave: uma mudança efetiva tem que ter um propósito. Se não sabe porque está mudando, você se torna um rebelde sem causa. Falo muito de propósito por entender a importância dele em tudo que a gente faz. O coelho de Alice no País das maravilhas disse “Para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”, e me arrisco a complementar dizendo “Para quem sabe para onde vai, o caminho é mais curto“.

Aspecto 2 sobre a mudança: persistir até se acostumar

Como no exemplo da academia, que eu citei no começo, no começo você vai ter muita dificuldade, mas a persistência vai levar ao hábito. O hábito fala muito mais forte que a dor que a mudança promove. Esse “se acostumar” não se refere a um conformismo com sua situação, mas só de saber lidar com a dor provocada pela repetição. Persistência dói até virar hábito.

Há aproximadamente 3 meses decidi ter uma vida mais saudável. Mudei hábitos alimentares, voltei a praticar atividades físicas diariamente e a regular meu sono. Era muito difícil para mim no começo ter que acordar 5h da manhã para me exercitar e ter que negar as coxinhas, lasanhas e biscoitos que me ofereciam. Com a prática, fui vendo os frutos e gostando. Logo eu já estava acostumada com boa parte dos sacrifícios e tinha bem claros os ganhos que eu estava obtendo.

keywords 2488210 1920 - Tô de mudança!Aspecto 3: mudar pode gerar medo, mas você pode criar coragem

Mudar pode causar muito medo por causa das incertezas e da instabilidade. As pessoas tendem achar que ter medo é algo para “fracos’, quando é uma condição natural da nossa existência. O medo natural nos protege de tudo que pode comprometer nossa sobrevivência. O problema está no medo exagerado, infundado e frequente. Ele paralisa e afugenta. A coragem é justamente a disposição a não se submeter a essas reações do medo.

Falando de mudanças, podemos trabalhar a coragem reafirmando nossas potencialidades diante a situação. Vale também identificar até onde isso que me deixa insegura realmente é tão ruim e difícil de superar..

ALERTA DE SPOILER: coragem é o tema do vídeo da próxima segunda-feira lá no meu canal! 😉 Se inscreve lá para acompanhar: bit.ly/shecoach

Aspecto 4: Mudança de resultados pedem mudança de ações

Não adianta querer que as coisas mudem se você não mudar sua ação diante elas. Seja aumento de salário, lucro maior no seu negócio, conseguir um emprego, conquistar a pessoa que você gosta ou emagrecer, você só vai obter resultados se mudar de postura.

Toda mudança de gera repercussões na sua vida que dependem de você.

Minha mudança

Esse ano foi marcado por mudanças rápidas, bruscas, em grande quantidade e de vários tipos na minha vida. Isso pediu muita resiliência no percurso e foco nos resultados. Me propus ao mesmo que irei propor a vocês: enfrentar mesmo com medo de mudar. Posso garantir que está valendo cada esforço.

Se você quer mesmo ser um profissional diferenciado e uma pessoa feliz, aprenda a lidar da melhor forma com as mudanças. Elas acrescentam cores novas ao nosso quadro em construção.

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta