fbpx

Desafio Universitário Empreendedor em Campina Grande

Desafio Universitário Empreendedor em Campina Grande

27 de março de 2017 Notícias 0
17 03 20173 - Desafio Universitário Empreendedor em Campina Grande

Dia 17 de março tive a oportunidade de palestrar para a semifinal do Desafio Universitário Empreendedor. Levei para o momento a temática do comportamento empreendedor e como ele pode agregar para nossas escolhas profissionais, e também tivemos a discussão das transformações digitais na palestra do Fabio Pereira.

O evento: semifinal do Desafio Universitário Empreendedor

O evento aconteceu às 19h da sexta-feira 17, no Garden Hotel de Campina Grande, e contou com cerca de 100 jovens, de participantes do desafio à interessados no tema que vieram prestigiar o momento. Era o começo de um jornada de um fim de semana propondo soluções e projetos empreendedores para disputar a fase final do Desafio Empreendedor, em Brasília.

Sobre o conteúdo da palestra

O proposto para a noite foi desmistificar o empreendedorismo e mostrar como poderíamos empreender em diversas áreas da vida. As 10 características do comportamento empreendedor foram tratadas como a verdadeira expressão do empreendedorismo no nosso dia a dia, fundamental para nosso desenvolvimento profissional. Além disso, trouxe à tona a questão do porque precisamos nos preocupar com o comportamento empreendedor em nossa vida e como podemos desenvolver. A ideia é mostrar que, de fato, qualquer um pode desenvolver essas habilidades desde que se disponha e busque isso.
17 03 20171 - Desafio Universitário Empreendedor em Campina GrandeAlém do conteúdo da palestra, houve uma mesa redonda diferenciada comigo, o palestrante Fabio Pereira e o Renato Rodrigues, CEO da SoftCom, referência paraibana em tecnologia.  Nessa mesa redonda, além das perguntas feitas pelo mediador e pela platéia, tivemos alguns desafios. Um foi muito especial e direcionado a mim: fazer uma sessão de coaching em 3 minutos com alguém da platéia. Uma missão dificílima – sabendo que cada sessão costuma levar em torno de uma hora e que usamos de ferramentas bem profundas, baseadas fortemente em uma identificação prévia do perfil do coachee -, mas que foi cumprida com louvor. Com certeza esse desafio impactou não só à platéia, mas me desenvolveu como profissional também. Trabalhei em cima da observação do comportamento empreendedor (aproveitando a temática da palestra) de um jovem que estava assistindo o evento usando um radar do comportamento empreendedor. Foi uma demonstração breve do que é o coaching e, depois dessa sessão, certamente o público que estava presente não esquecerá mais do potencial dessa metodologia! 😉

Conclusões e agradecimentos

Aquisições diversas foram feitas durante esse evento, mas as principais foram de parceiros e de conhecimento. A equipe organizadora e realizadora do evento (especialmente o Sebrae Paraíba) foi de uma sinergia incrível, um verdadeiro time trabalhando em prol do desenvolvimento empreendedor daqueles jovens. Além de passar conhecimento, pudemos também compartilhar experiências e enriquecer nossa bagagem em Campina Grande. Novas parcerias já estão em vista com esse time!

Agradeço ao Sebrae Paraíba, à SoftCom, ao Fábio Pereira, a todos os desafiantes, todos os assistintes e a todos outros que contribuíram para esse momento. Foi ímpar!

Espero estar de volta em breve à Campina Grande para compartilhar e absorver novas oportunidades de crescimento.

Para quem desejar, deixo disponível minha apresentação em pdf para download. É só clicar no ícone abaixo 😉 .

Botão Download 1 - Desafio Universitário Empreendedor em Campina Grande

Comente usando o Facebook

 

Deixe uma resposta